segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

O meu marido tem diabetes. O meu pai tem diabetes.
Acontece que o 1º é tipo 1 e o 2º tipo 2.
Confesso que antes de conhecer o meu marido também eu não percebia nada da doença.
Mas agora percebo qualquer coisinha.
E a falar com pessoas em geral vejo que há uma grande falta de informação.
As pessoas não sabem o que distingue a diabetes 1 da 2.
As pessoas acham que a diabetes tipo 1 passa de pais para filhos.
As pessoas acham que quando se está em hipoglicémia se tem de administrar insulina.
As pessoas com diabetes tipo 2 acham que um dia, com sorte, e se a diabetes estiver muito controlada, o meu marido (tipo 1) pode deixar de ser diabético.
Quando o homem tem hipoglicémia, na rua, vou a correr a um café pedir açúcar, o empregado me dá sim o açúcar mas olha-me como se eu fosse um alien e não percebe muito bem porque é que saio a correr.
As pessoas não sabem que os hidratos de carbono têm açúcar. Que são açúcar. Que os hidratos, mesmo baixos em açúcar, vão subir os diabetes.
É grave.
É muito grave. E num país em que estamos sempre a ouvir nas notícias que morrem sei lá quantas pessoas com diabetes, que cada vez há mais obesos, não percebo porque é que não se aposta na informação.
Numa educação com tanta disciplina, tanta carga horária, não sei como é que não põe os putos a aprender coisas.
Como é que não os ensinam nutrição. O que têm os alimentos, a ler um rótulo.
Depois daquele documentário muito falado sobre o açúcar as pessoas vieram a descobrir que os sumos têm açúcar. Que os bolicaos têm açúcar. As bolachas. Mas será que nunca olharam para um rótulo?
Como não os ensinam primeiros socorros? Como é que não os ensinam a reconhecer um AVC. A saber lidar, minimamente, com a diabetes, hipertensão e outras que tais (já nem vamos falar das doenças mentais).
Como é que os médicos não explicam às pessoas as coisas?
Uma senhora disse-me: ai a minha médica disse que tudo tem açúcar! Tudo! Tenho de ter muito cuidado com o que como. Até os pepinos têm açúcar!
Certo, até os pepinos têm açúcar. Eu não sei o que a médica disse, se ela não explicou ou se a senhora não percebeu. O que é certo é que ela ficou a achar que os pepinos têm tanto "açúcar" (hidratos de carbono) como uma batata.

Sem comentários:

Enviar um comentário